quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Evangelho de Bartolomeu (Tradução da Versão Latina)


Jerônimo e Epifânio citam o Evangelho de Bartolomeu, onde se registra a conversa de Bartolomeu e Cristo com Belial, começando após a Ressurreição. Adão, o Diabo, o Inferno, Enoch e Elias são mencionados ao longo da narrativa, além de Maria comentar com os apóstolos detalhes da Concepção. Bastante significativo também é o trecho onde Belial comenta sua Queda.
Capítulo 1
DEPOIS QUE Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou de entre os mortos, acercou-se dele Bartolomeu e abordou-o desta maneira: "Desvela-nos, Senhor, os mistérios dos céus."
2    Jesus respondeu-lhe: "Se não me despojar deste corpo carnal não os poderei desvelar."
3    Bartolomeu, pois, acercando-se do Senhor, disse-lhe: 'Tenho algo a dizer-lhe, Senhor."
4    Jesus, por sua vez, respondeu: "Já sei o que me vais dizer. Dize-me, pois, o que quiseres. Pergunta e eu te darei a razão."
5    Bartolomeu, então, falou: "Quando ias no caminho da cruz, eu te seguia de longe. E te vi a ti, dependurado no lenho, e aos anjos que, descendo dos céus, te adoraram. Ao sobrevirem as trevas...
6    ...eu estava a tudo contemplando. E vi como desapareceste da cruz e só pude ouvir os lamentos e o ranger de dentes que se produziram subitamente das entranhas da terra. Dize-me, Senhor, aonde foste depois da cruz."
7    Jesus, então, respondeu desta forma: "Feliz de ti, Bartolomeu, meu amado, porque te foi dado contemplar este mistério. Agora podes perguntar-me qualquer coisa que a ti ocorra, porque tudo dar-te-ei eu a conhecer.
8    "Quando desapareci da cruz, desci aos Infernos para dali tirar Adão e a todos que com ele se encontravam, cedendo às súplicas do arcanjo Gabriel."
9    Então disse Bartolomeu: "E o que significava aquela voz que se ouviu?"
10    Responde-lhe Jesus: "Era a voz do Tártaro que dizia a Belial: 'A meu modo de ver, Deus se fez presente aqui'.
11    "Quando desci, pois, com meus anjos ao Inferno para romper os ferrolhos e as portas de bronze, dizia ele ao Diabo: Parece-me que é como se Deus tivesse vindo à terra'. E os anjos dirigiram seus clamores às potestades dizendo: Levantai, ó príncipes, as portas e fazei correr as cortinas eternas, porque o Rei da Glória vai descer à terra'. E o Inferno disse: 'Quem é esse Rei da Glória que vem do céu a nós?'
12    "Mas quando já havia descido quinhentos passos, o Inferno encheu-se de turbação e disse: 'Parece-me que é Deus que baixa à terra, pois ouço a voz do Altíssimo e não o posso agüentar.'
13    "E o Diabo respondeu: 'Não percas o ânimo, Inferno; recobra teu vigor, que Deus não desce à terra.'
14    "Quando voltei a baixar outros quinhentos passos, os anjos e potestades exclamaram: 'Alçai as portas ao vosso Rei e elevai as cortinas eternas, pois eis que está para entrar o Rei da Glória'. Disse de novo o Inferno: 'Ai de mim! Já sinto o sopro de Deus.'
15    "E disse o Diabo ao Inferno: 'Para que me assustas, Inferno? Se somente é um profeta que tem algo semelhante a Deus... Apanhemo-lo e levemo-lo à presença desses que crêem que está subindo ao céu.'
16    "Mas replicou o Inferno: 'E quem é entre os profetas? Informa-me. E, por acaso, Enoque, o escritor muito verdadeiro? Mas Deus não lhe permite baixar à terra antes de seis mil anos. Acaso te referes a Elias, o vingador? Mas este não poderá descer até o final do mundo. Que farei? Para nossa perdição, é chegado o fim de tudo, pois aqui tenho escrito em minha mão o número dos anos.'
17    "Belial disse ao Tártaro: 'Não te perturbes. Assegura bem teus poderes e reforça os ferrolhos. Acredita-me: Deus não baixa à terra.'
18    "Responde o Inferno: 'Não posso ouvir tuas belas palavras. Sinto que se me arrebenta o ventre e minhas entranhas enchem-se de aflição. Outra coisa não pode ser: Deus apresentou-se aqui. Ai de mim! Aonde irei esconder-me de seu rosto, da força do grande Rei? Deixa-me que me esconda em tuas entranhas, pois fui criado antes de ti.'
19    "Naquele preciso momento, entrei. Eu o flagelei e o atei com correntes que não se rompem, Depois fiz sair a todos os Patriarcas e voltei
novamente para a cruz."
20    "Dize-me, Senhor, disse-lhe Bartolomeu, quem era aquele homem de talhe gigantesco a quem os anjos levavam em suas mãos?"
21    Jesus respondeu: "Aquele era Adão, o primeiro homem que foi criado, a quem fiz descer do céu à terra. E eu lhe disse: Por ti e por teus descendentes fui pregado na cruz.' Ele, ao ouvir isso, deu um suspiro e disse: 'As. sim, rendo-me a ti, Senhor'."
22    De novo disse Bartolomeu: "Vi também os anjos que subiam diante de Adão e que entoavam hinos.
23    "Mas um destes, o mais esbelto de todos, não queria subir. Tinha em suas mãos uma espada de fogo e fazia sinais somente a ti.
24    "E os demais rogavam que ele subisse ao céu, mas ele não queria. Quando, porém, tu o mandaste subir, vi uma chama que saía de suas mãos e que chegava à cidade de Jerusalém."
25    E disse Jesus: "Era um dos anjos encarregados de vingar o trono de Deus. E estava suplicando a mim. A chama que viste sair de suas mãos feriu o edifício da sinagoga dos judeus para dar testemunho de mim, por terem eles me sacrificado."
26    E quando falou isto, disse aos apóstolos: "Esperai-me neste lugar, porque hoje se oferece um sacrifício no paraíso e ali hei de estar para recebê-los."
27    E disse Bartolomeu: "Qual é o sacrifício que se oferece hoje no paraíso?" Jesus respondeu: "As almas dos justos, que saíram do corpo, vão entrar hoje no Éden e, se eu não estiver lá presente, não poderão entrar."
28    Bartolomeu respondeu dizendo: "Quantas almas saem diariamente deste mundo?" Disse-lhe Jesus: "Trinta mil.
29    Disse-lhe novamente Bartolomeu: "Senhor, quando te encontravas entre nós ensinando-nos tua palavra, recebi-as sacrifícios no paraíso?" Respondeu-lhe Jesus dizendo: "Em verdade te digo eu, meu amado, que, quando me encontrava entre vós ensinando-vos a palavra, estava simultaneamente sentado junto de meu Pai."
30    Disse-lhe Bartolomeu: "Quantas almas nascem diariamente no mundo?" Responde-lhe Jesus: "Uma só a mais do que as que saem do mundo."
31    E dizendo isto, deu-lhes a paz e desapareceu no meio deles.
Capítulo 2
1    Estavam os apóstolos em um lugar chamado Chiltura (Chiruvin, Chritir) com Maria, a Mãe de Deus.
2    E Bartolomeu, acercando-se de Pedro, André e João, disse-lhes: "Por que não pedimos à cheia de graça que nos diga como concebeu ao Senhor e como pôde carregar em seu seio e dar à luz o que não pôde ser gestado?" Mas eles vacilaram em perguntar-lhe.
3    E disse Bartolomeu a Pedro: "Tu, como corifeu e nosso mestre que és, acerca-te dela e pergunta-lhe."
4    Mas, ao ver todos vacilantes e em desacordo, Bartolomeu acercou-se dela e disse: "Deus te salve, tabernáculo do Altíssimo; aqui viemos todos os apóstolos a perguntar-te como concebeste ao que é incompreensível, e como carregaste em teu seio aquele que não pôde ser gestado, ou como, enfim, deste à luz tanta grandeza."
5    Mas Maria respondeu: "Não me interrogueis acerca deste mistério. Se começar a falar-vos dele, sairá fogo de minha boca e consumirá toda a terra."
6    Mas eles insistiram e Maria, não querendo dar-lhes ouvidos, disse: "Oremos.
7    Os apóstolos puseram-se de pé atrás de Maria. Esta disse a Pedro: "E tu, Pedro, quê és chefe e grande pilar, estás de pé atrás de nós? Pois não disse o Senhor que a cabeça do varão é Cristo e a da mulher é o varão?"
8    Mas eles replicaram: "O Senhor plantou sua tenda em ti e em tua pessoa houve por bem ser contido. Tu deves ser nossa guia na oração."
9    Maria, então, disse-lhes: "Vós sois estrelas brilhantes do céu. Vós sois os que devem orar."
10    Dizem-lhe: "Tu deves orar, pois que sois a Mãe do Rei Celestial."
11    Com o que Maria colocou-se diante deles e elevando as mãos aos céus começou a dizer: "O Deus, tu que és o Grande, o Sapientíssimo, o Rei dos séculos, inexplicável, inefável, aquele que com uma palavra deu consistência às magnitudes siderais, aquele que fundamentou em afinada harmonia a excelsitude do firmamento, aquele que separou a obscuridade tenebrosa da luz, aquele que alicerçou em um mesmo lugar os mananciais das águas; tu que deste base à terra, tu que não podendo ser contido nos sete céus, te dignaste a ser contido em mim sem dor alguma, sendo Verbo
Perfeito do Pai, por quem todas as coisas foram feitas; da glória, Senhor, a teu magnífico nome, manda-me falar na presença de teus santos apóstolos."
12    E terminada a oração disse: "Sentemo-nos no chão e vem tu, Pedro, que és o chefe. Senta-te à minha direita e apóia com tua esquerda meu braço. Tu, André, faz o mesmo do lado esquerdo. Tu, João, que és virgem, segura meu peito. E tu, Bartolomeu, põe-te de joelhos atrás de mim e apóia minhas costas para que, ao começar falar, meus ossos não se desarticulem."
13    E quando fizeram isso, começou a falar desta forma: "Estando eu no templo de Deus, aonde recebia alimento das mãos de um anjo, apareceu-me certo dia uma figura que me pareceu ser angélica. Mas seu semblante era indescritível, e não levava nas mãos nem pão nem cálice, como o anjo que anteriormente tinha vindo a mim.
14    "E eis que de repente, rasgou-se o véu do templo e sobreveio um grande terremoto. Joguei-me por terra, não podendo suportar o semblante do anjo.
15    "Mas ele estendeu-me sua mão e levantou-me. Olhei para o céu e vi uma nuvem de orvalho que aspergiu-me da cabeça aos pés. Mas ele enxugou-me com o seu manto.
16    "E disse-me: 'Salve, cheia de graça, cálice da eleição.' Então, deu um golpe com sua mão direita e apareceu um pão muito grande, que colocou sobre o altar do templo. Comeu em primeiro lugar e em seguida deu-o a mim também.
17    "Deu outro golpe com a ourela esquerda de sua túnica e apareceu um cálice muito grande e cheio de vinho. Bebeu em primeiro lugar e em seguida deu-o a mim também. E meus olhos viram um cálice transbordante e um pão.
18    "Então disse-me: 'Ao cabo de três anos, eu te dirigirei novamente minha palavra e conceberás um filho pelo qual será salva toda a criação. Tu és o cálice do mundo. A paz esteja contigo, minha amada, e minha paz te acompanhará sempre.'
19    "E nisto desapareceu de minha presença, ficando o templo como estava anterior-mente."
20    Mas, ao terminar de falar, começou a sair fogo de sua boca. E, quando
o mundo estava para ser destruído, apareceu o Senhor que disse a Maria: "Não desveles este mistério, porque se o fizerdes no dia de hoje sofrerá a criação inteira um cataclismo." Os após-tolos, consternados, temeram que o Senhor pudesse irar-se contra eles.
Capítulo 3
1    Então (o Senhor) caminhou com eles até o monte Moriá e se sentou no meio deles.
2    Mas como tinham medo hesitavam em perguntar-lhe.
3    E Jesus incitou-os: "Perguntai-me o que quiserdes, pois dentro de sete dias partirei para o meu Pai e já não estarei visível a vós nesta forma."
4    E eles, vacilantes, lhe dizem: "Permite-nos ver o abismo, como nos prometeste."
5    E disse-lhes Jesus: "Melhor seria para vós não verdes o abismo; mas, se o quereis, segui-me e o vereis."
6    E os conduziu ao local chamado Cherudik, que significa "lugar de verdade",
7    E fez um sinal aos anjos do Ocidente e a terra abriu-se como um livro e
o abismo apareceu.
8    E, ao vê-lo, os apóstolos prostraram-se em terra.
9    Mas o Senhor os ergueu dizendo: "Não vos dizia, há pouco, que não vos faria bem verdes o abismo?"
Capítulo 4
1    E, tomando-os de novo, pôs-se a caminho do monte das Oliveiras.
2    E Pedro dizia a Maria: "Oh tu, cheia de graça, roga ao Senhor que nos revele os arcanjos celestiais."
3    Maria respondeu a Pedro: "Oh tu, pedra escolhida, por acaso não prometeu ele fundar sua Igreja sobre ti?"
4    Pedro insistiu: "A ti, que és um amplo tabernáculo, cabe perguntar."
5    Disse Maria: 'Tu és a imagem de Adão e este não foi formado da mesma maneira que Eva. Observa o sol e vê que, tal qual Adão, ele se avantaja em brilho aos demais astros. Observa também a lua e vê como está enodoada pela transgressão de Eva. Porque o Senhor pôs Adão ao Oriente e Eva ao Ocidente, ordenando a ambos que ofereçam a face mutuamente."
6    E quando chegaram ao cimo do monte o Senhor afastou-se um pouco deles, e Pedro disse a Maria: 'Tu és aquela que desfez a infração de Eva, transformando-a de vergonha em regozijo."
7    E, tornando o Senhor, disse-lhe Bartolomeu: "Senhor, mostra-nos o inimigo dos homens para que vejamos quem é e quais são suas obras, já que nem mesmo de ti se apiedou, fazendo-te pender do patíbulo."
8    E Jesus, fixando nele seu olhar, disse-lhe: "Teu coração é duro. Não te é dado ver isso que pedes."
9    Então, Bartolomeu, todo agitado, caiu aos pés de Jesus, dizendo: "Jesus Cristo, chama inextinguível, criador da luz eterna, tu que hás dado a graça universal a todos os que te amam e que nos hás outorgado por meio da Virgem Maria o fulgor perene da tua presença neste mundo, concede-nos o nosso desejo."
10    Quando Bartolomeu acabou de falar, o Senhor ergueu-se, dizendo: "Vejo que é teu desejo ver o adversário dos homens. Mas lembra-te que, ao fitá-lo, não apenas tu mas também os demais apóstolos e Maria caireis por terra e ficareis como mortos."
11    Mas todos lhe disseram: "Senhor, vejamo-lo!"
12    Então fê-los descer do monte das Oliveiras. E, havendo lançado um olhar enfurecido aos anjos que custodiavam o Tártaro, ordenou a Michael que fizesse soar a trombeta fortemente. Quando este o fez, Belial subiu aprisionado por anjos e atado com correntes de fogo.
13    O dragão tinha de altura mil e seiscentos côvados e de largura, quarenta. Seu rosto era como uma centelha e seus olhos, tenebrosos. Do seu nariz saía uma fumaça mal-cheirosa, e sua boca era como a fauce de um precipício.
14    Ao vê-lo, os apóstolos caíram por terra sobre os rostos e ficaram como que mortos.
15    Mas Jesus acercou-se deles, ergueu-os e infundiu-lhes ânimo. E disse a Bartolomeu: "Pisa com teu próprio pé sua cerviz e pergunta-lhe quais foram suas obras (até agora) e como engana os homens."
16    Jesus estava de pé com os demais apóstolos.
17    E Bartolomeu, temeroso, ergueu a voz e disse: "Bendito seja desde agora e para sempre o nome de teu reino imortal." Quando ele acabou de dizer isso, Jesus o exortou de novo: "Anda, pisa a cerviz de Belial." Então Bartolomeu caminhou apressadamente para Belial e pisou-lhe o pescoço, deixando-o a tremer.
18    E Bartolomeu fugiu assustado, dizendo: "Deixa-me pegar a borda de
tuas vestes para que me atreva a aproximar-me dele."
19    Jesus respondeu-lhe: "Não podes tocar a fimbria das minhas vestes porque não são as mesmas que eu tinha antes de ser crucificado."
20    Disse-lhe Bartolomeu: "Tenho medo, Senhor, de que,assim como não se compadeceu dos anjos, da mesma maneira me esmague também a mim."
21    Respondeu Jesus: "Mas por acaso não se acertaram todas as coisas graças à minha palavra e à inteligência de meu Pai? A Salomão se submeteram os espíritos. Vai tu, pois, em meu nome, e pergunta-lhe o que quiseres."
22    E, ao fazer Bartolomeu o sinal da cruz e orar a Jesus, irrompeu um incêndio e as vestes do apóstolo foram tomadas pelas chamas. Disse-lhe então Jesus de novo: "Pisa-o, como te disse, na cerviz, de maneira que possas perguntar-lhe qual é o seu poder." Bartolomeu, pois, se foi e pisou-lhe a cerviz, que trazia oculta até as orelhas,
23    dizendo-lhe: "Dize-me quem és tu e qual é teu nome.
24    E ele, Bartolomeu, afrouxou-lhe um pouco as ligaduras e lhe disse: "Conta tudo quanto tens feito."
25    Respondeu Belial: "A princípio me chamava Satanail, que quer dizer mensageiro de Deus. Mas, desde que não reconheci a imagem de Deus, meu nome foi mudado para Satanás, que quer dizer anjo guardião do Tártaro."
26    E Bartolomeu falou de novo: "Conta-me tudo sem nada ocultar."
27    E ele responde: "Juro-te pela glória de Deus que, ainda que quisesse ocultá-lo, ser-me-ia impossível. Está aqui presente aquele que me acusa. E se me fosse possível vos faria desaparecer a todos da mesma maneira que o fiz com aquele que pregou para vós.
28 "Também fui chamado primeiro anjo porque, quando Deus fez o céu e a terra, apanhou um punhado de fogo e formou-me a mim primeiro.
29    "E o segundo foi Michael, e o terceiro Gabriel, e o quarto Rafael, e o quinto Uriel, o sexto Natanael e assim outros seis mil anjos, cujos nomes me é impossível pronunciar, pois são os lictores de Deus e me flagelam sete vezes a cada dia e sete vezes a cada noite. Não me deixam um momento e são os encarregados de minar minhas forças. Os dois anjos vingadores são estes que estão diante do trono de Deus. Eles foram criados primeiro.
30    "Depois destes foi criada a multidão dos anjos: no primeiro céu há cem miríades; no segundo, cem miríades; no terceiro, cem miríades; no quarto, cem miríades; no quinto, cem miríades; no sexto, cem miríades; no sétimo, cem miríades. Fora do âmbito dos sete céus está o primeiro firmamento, onde residem as potestades que exercem sua atividade sobre os homens.
31    "Há também outros quatro anjos: um é Bóreas, cujo nome é ...vroil Cherum, tem na mão uma vara de fogo e neutraliza a força que a umidade exerce sobre a terra, para que esta não chegue a secar.
32    "Outro anjo está no Aquilon e seu nome é Elvisthá."

Nenhum comentário:

Postar um comentário